REFLEXÃO: Sou ou não sou cúmplice/ PARTE III

19:43 4 Comments A+ a-


Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência!






Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros!


E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos!



Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração! COLOSENSES 3:12 AO 16



TEM UMA VERDADE POPULAR MUITO CONHECIDA QUE AFIRMA: Querer é poder.

.Esta verdade com certeza nesta vida já motivou e alavancou muitas conquistas;
.Já promoveu incontáveis vitórias na vida daqueles que abraçaram a mesma como filosofia de vida diante das lutas;
.Mas quando se trata de reprovar as faltas dos outros, esta verdade perde todo poder que tem.
.Quando chegar a hora de reprovar a falta alheia não basta apenas querermos;
Só devemos dar livre curso ao nosso querer se estivermos certos que a vontade que estamos sentindo é divina.

PARA SABER SE É DIVINA A VONTADE QUE VOCÊ ESTÁ SENTINDO EXAMINE-SE PERGUNTANDO PARA SI MESMO(A):

.O que está por trás da minha vontade de reprovar o mal feito alheio?



A REGRA GERAL É: Por trás da vontade de reprovação encontramos:

Intolerância movida em especial pela inflexibilidade, extremismo, fanatismo; autoritarismo; ressentimento; revolta; indignação; tensão gerada principalmente por cobranças ou condenação; opressão circunstancial; opressão humana ou demoníaca; possessão; decepção; complexo de superioridade; falta de educação; mal hábito...

MAS QUEM GERALMENTE ASSUME O PRIMEIRO LUGAR QUANDO SOMOS IMPELIDOS A REPROVAR: É a ira.

QUE É O MESMO QUE: Cólera; exaltação; fúria; raiva; desejo de vingança.
PARA QUEM ENCONTRA-SE PRESO A ESTA PRÁTICA A PALAVRA EM TIAGO 1:19 E 20 EXORTA AFIRMANDO: Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. Porque a raiva humana não produz o que Deus aprova.



3ª/ VERDADE QUE DEVEMOS CONHECER E CONSIDERAR QUANDO TIVERMOS QUE REPROVAR ALGUÉM É: A reprovação é uma missão divina; é um ministério movido e promovido por Deus.

TODA E QUALQUER REPROVAÇÃO MOTIVADA E PROMOVIDA POR SENTIMENTOS CONTRÁRIOS TRARÁ COMO RESULTADO:

IRA HUMANA: que de imediato; à médio ou longo prazo irá explodir em brigas corriqueiras e em algumas situações explodirá em brigas terríveis, seguidas de divisão; intrigas; ódio aumento da impiedade e em muitas situações irão acontecer homicídios.

II TIMÓTEU 2 DO 23 EM DIANTE NOS EXORTA DIZENDO:

23/ Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas.
24/ O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente,
25/ que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade.
26/ E assim voltarão ao seu perfeito juízo e escaparão da armadilha do Diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer.




4ª/ VERDADE QUE DEVEMOS CONHECER E CONSIDERAR QUANDO TIVERMOS QUE REPROVAR ALGUÉM: Examine com cautela se há disponibilidade para aceitar a reprovação na pessoa que você deseja reprovar.

DISPONIBILIDADE: Qualidade ou estado do que é disponível; Estado de espírito caracterizado pela predisposição de aceitar as solicitações do mundo exterior.

SE A PESSOA ESTIVER DISPONIBILIZADA PARA RECEBER A TUA REPROVAÇÃO: Irá lhe receber ou lhe procurar com o espírito predisposto para ser reprovado, ou seja: a pessoa vai se preparar com antecedência para ouvir e aceitar as tuas solicitações.

POR ISTO: Quando você realmente sentir que deve reprovar o mal feito de alguma pessoa procure certificar-se:

1º_Se a pessoa valoriza e tem respeito por um padrão de comportamento que seja pautado naquilo que for justo, bom e verdadeiro.
2º_Certifique se a pessoa lhe valoriza e tem respeito por você.

SE ASSIM FOR: A atitude da mesma para com você será pacífica, amorosa, de aceitação e de cuidado.

PROCEDIMENTO:

1º_Faça o que Jesus ordenou: Se aproxime da pessoa com tranquilidade; humildade; amor e perfeito respeito com uma saudação de paz;

OBSERVAÇÃO: Pela forma como a pessoa vai te saudar, você ficará sabendo se tua aproximação é bem vinda ou não.

QUANDO A PESSOA ESTÁ PRONTA PARA COMPARTILHAR ALGUM PROBLEMA VOCÊ SÓ PRECISA DIZER: Bom dia!

IMAGINE SÓ SE VOCÊ DISSER: Como vai? Tudo bem? Preciso muito conversar contigo ou Estou tão preocupada com você...

2º_Direta ou indiretamente com mansidão e moderação comunique à pessoa, que você tomou conhecimento da situação de pecado em que ela se encontra;
3º_Com o mesmo espírito de paz e luz deixe claro que Deus não concorda com que está acontecendo;
4º_Em seguida com voz firme mas amorosa pergunte se a mesma quer marcar um momento especial para ouvir os conselhos que você tem para dar sobre a situação.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O poder e o saber nunca vem antes do querer.

.O sucesso do aconselhamento deve-se ao fato de que o aconselhado está querendo saúde.

OUVI DE UM PSICÓLOGO: Quando a pessoa quer, ela mesma busca o conhecimento e transforma em sabedoria para viver melhor.

JESUS EM SUA PALAVRA FUNDAMENTA TUDO O QUE ESTE MÉDICO FALOU QUANDO DISSE: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. MATEUS 11:28 E 29

EM JOÃO 7:37 E 38, ELE SE PÔS DE PÉ E DISSE BEM ALTO: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”.

E EM JOÃO 6:35 E 37 DECLAROU: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim.

É IMPORTANTE NOTAR QUE TANTO NO NOVO QUANTO NO VELHO TESTAMENTO VEMOS ATRAVÉS DAS VERDADES REVELADAS O PERFEITO RESPEITO QUE DEUS TEM PELO LIVRE ARBÍTRIO DE CADA PESSOA, VEJA ALGUNS DESTES TEXTOS:

PROVÉRBIOS 1:23: Atentai para a minha repreensão; E eis que derramarei...

PROVÉRBIOS 1:33: Mas o que me der ouvidos...

ISAIAS 1:18 E 19: Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor...Se quiserdes e me ouvirdes...

COMENTÁRIO:

.Cabe a nós diante de tudo o que ouvimos caso tenhamos respeito pela lei perfeita da liberdade que foi instituída por Deus ao nos criar, respeitar o parecer dos sábios;
.E acima de tudo isto respeitar a posição que Deus tem em sua palavra para com aqueles que estão em trevas.

O CONSELHEIRO QUE RESPEITA O LIVRE ARBÍTRIO, TEM TUDO PARA SER BEM SUCEDIDO NESTA MISSÃO, POIS, ANTES DE PROMOVER O CONSELHO QUASE SEMPRE PERGUNTA:

.Estou sentindo o desejo de lhe aconselhar,você quer os conselhos que tenho para lhe dar?

A PALAVRA EM TIAGO 1:25 E 26 NOS EXORTA DIZENDO: O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer. Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo.

JESUS, EM MATEUS 7:12 NOS DEU UMA DICA MARAVILHOSA SOBRE ESTE ASSUNTO QUANDO DISSE: Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês;


5ª/ QUARTA VERDADE QUE DEVEMOS CONHECER E CONSIDERAR QUANDO TIVERMOS QUE REPROVAR ALGUÉM: Reprovar é uma missão de resgate por isto precisamos estar preparados para acatar toda e qualquer situação com naturalidade por mais desumana que seja.

PORTANTO ANTES DE PÔR EM PRÁTICA A MISSÃO DE CONSELHEIRO, PONHA À PROVA PRIMEIRO TEU PRÓPRIO JEITO DE SER:

.Procure observar como é que você costuma reagir quando é rejeitado(a).
.Qual é a tua reação quando você chega em alguma casa ou em algum lugar e desconfia ou constata que tua presença não é bem-vinda?
.Procure descobrir como é que você costuma reagir diante de situações humilhantes; desprezíveis; desfavoráveis ou contrária acompanhada de hostilidade (agressivas)?

VEJA O QUE ACONTECEU COM JESUS E OS DISCÍPULOS EM LUCAS 9 DO 52 EM DIANTE:

52/ e enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada.
53/ Mas não o receberam...
54/ Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?
55/ Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
56/ Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E seguiram para outra aldeia.
RESPONDA-ME:
.Qual teria sido a tua atitude?
.Como é que você costuma reagir quando alguém te despreza; te maltrata; te humilha; te diminui... principalmente aqueles que por causa da tua posição, te devem respeito e atenção?

TEM UMA VERDADE QUE AFIRMA: Para uma pessoa ser tem que ter na alma!

DIANTE DESTA VERDADE E DAS VERDADES ACIMA CITADAS:

AFIRMO A VOCÊS: Só teremos condições de cumprir a missão de resgatar almas das trevas para a maravilhosa luz do Senhor pela reprovação dos seus erros; se tivermos em nós equilíbrio físico; emocional e espiritual suficiente para suportar as fraquezas humanas contra nós sem revide ou vinganças.

FILIPENSES 2:5 AFIRMA: Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.

E ROMANOS 15:1 NOS EXORTA DIZENDO: Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os fracos a carregarem as suas cargas e não devemos agradar a nós mesmos.

.Você está em condições de colocar em prática estas verdades citadas?


6 ª_VERDADE QUE DEVEMOS CONHECER E CONSIDERAR É QUE: Reprovar os outros é uma missão muito arriscada e perigosa e em alguns casos trágica.

EM LUCAS CAP. 10 VERSÍCULO 3 JESUS AFIRMOU: Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos.

COMENTÁRIO:

Parece incoerente e grosseiro Jesus chamar aqueles que estão debaixo do domínio das trevas vivendo sua prática de vida de forma maligna de lobos, mais não é.

VEJA PORQUE:

1º_A Bíblia afirma que o homem e a mulher foram feitos à imagem e semelhança de Deus.
2º_Mas aqueles que vivem na prática do mal e não vivem segundo as diretrizes divinas perdem sua semelhança com Deus o seu criador e consequentemente perdem a sua humanidade.
3º_E quanto mais a pessoa declina para a prática das obras das trevas, mais se desumaniza tornando-se assim cada vez mais semelhante a animais ferozes;
4º_E a pessoa que é desumana ou que se desumanizou perde a condição de ser benévola; afável; tratável; perde a capacidade de se relacionar com os outros manifestando em seu trato hábitos sociais polidos: Tais como respeito; tolerância; moderação...
5º_Desumanizada a pessoa age movida tão somente por sua natureza animal ou carnal.

E SE NÃO BASTASSE:

.Quando a pessoa está vivendo nesse estado completamente carnal: ela perde o bom senso; o discernimento; a sabedoria; a visão e a força espiritual e nesta condição miserável os demônios tem completo acesso e poder de ação sobre a mesma.
ESTE AGRAVANTE TORNA AINDA MAIS PERIGOSO E ARRISCADO O CUMPRIMENTO DA MISSÃO DE REPROVAR O MAL FEITO ALHEIO.



CONSCIENTE DE TODAS AS VERDADES QUE JÁ FORAM MINISTRADAS DENTRO DESTE TEMA, CONCLOU ESTA POSTAGEM COM AS ADVERTÊNCIAS QUE A PALAVRA DE DEUS NOS FAZ EM ÉFESIOS 6 DO 10 EM DIANTE:

11/ Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo.
12/ Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.
13/ Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. 14/ Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça
15/ e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz.
16/ E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno.
17/ Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.
18/ Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas.



AMÉM?