REFLEXÃO: Vou à tua casa e ficarei livre!

09:59 4 Comments A+ a-

INICIO A MESMA PERGUNTANDO:

_
O que você costuma fazer quando se sente oprimido (a), angustiado (a), atribulado (a) e ressentido (a) no corpo, na alma e no espírito?

_O que costumam fazer quando o corpo, a alma e o espírito de vocês é tomado pela opressão, pela angustia, pela tribulação e pelo ressentimento?

NO SALMOS 86: DO 01 AO 10 DAVI REVELA O QUE ELE COSTUMAVA FAZER QUANDO SE SENTIA ASSIM.
NESTE SALMOS ELE OROU AO SENHOR EM COMPLETO ESTADO DE HUMILHAÇÃO DIZENDO:

1/ Inclina, Senhor, os teus ouvidos, e ouve-me, porque sou pobre e necessitado.
2/ Preserva a minha vida, pois sou piedoso; ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia.

3/ Compadece-te de mim, ó Senhor, pois a ti clamo o dia todo.

4/ Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, elevo a minha alma.

5/ Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam.

6/ Dá ouvidos, Senhor, à minha oração, e atende à voz das minhas súplicas.

7/ No dia da minha angústia clamo a ti, porque tu me respondes.

8/ Entre os deuses nenhum há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas.

9/ Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão diante de ti, Senhor, e glorificarão o teu nome.

10/ Pois tu és grande e operas maravilhas, só tu és Deus.

SEMPRE QUE TIVERMOS A OPORTUNIDADE DE LER ESTE SALMOS É IMPORTANTE NOTAR BEM QUE: Nós estamos vendo descrito nesta passagem a resposta do comportamento de um rei face à tribulação, dominado pela tristeza e pela angustia.

E LEMBRAR QUE: O comportamento humano seja de pessoas nobres ou pessoas comuns é baseado principalmente em ações e reações.

AÇÃO: Modo de agir.

REAÇÃO: Resposta a uma ação por meio de outra ação que irá confirmar ou anular a primeira ação.

SENDO QUE: Tanto as ações, quanto as reações registradas no histórico de vida de cada ser humano, em sua maioria desviam-se dos mandamentos e dos testemunhos registrados na Bíblia;

OS QUAIS: Por instituição divina, deveriam ser observados diariamente, por todas as pessoas, como regra, em sua forma de agir e de reagir.

NO ENTANTO O QUE SE PERCEBE MUITO FACILMENTE: É que poucas pessoas têm conseguido dar a Deus uma resposta positiva na forma de agir e de reagir. Assim como Davi dava.

PRINCIPALMENTE: Em tempos difíceis. De tal forma que foi considerado como sendo um homem segundo o coração de Deus.

ABRA SUA BÍBLIA EM I SAMUEL CAP/01 DO 1 AO 16 PARA OBSERVARMOS UMA PARTE DO HISTÓRICO DE ANA PARA VERMOS COMO FOI QUE ELA AGIU E REAGIU DURANTE UMA BOA PARTE DE SUA VIDA FAMILIAR E RELIGIOSA.

SUA FORMA DE AGIR EM FAMÍLIA: Viveu cada dia de muitos anos, completamente dominada pela tribulação, pela angustia e consideravelmente ressentida com sua família e com sua sorte.

SUA FORMA DE AGIR COMO ADORADORA: Todos os anos ela subia do lugar em que morava, e viajava até Jerusalém para adorar e sacrificar a Deus no templo;

MAS ENQUANTO ADORAVA NO TEMPLO: Escondia e silenciava a vida infeliz que vivia dia após dia em seu lar.

SEU ESTADO EMOCIONAL E ESPIRITUAL: Mesmo sendo fiel a Deus em sua vida religiosa, ela era uma mulher que vivia escravizada pela depressão.

SUA PRINCIPAL INSATISFAÇÃO: Era consumida pela desonra que sofria pelo fato de ser estéril; e pela inveja que sentia da segunda esposa de seu marido que tinha vários filhos.

SUA FORMA DE REAGIR: Apesar de ser uma mulher religiosa, por muitos anos seu corpo, sua alma e o seu espírito ficaram sujeitos a uma reação errada e incoerente com o que ensinava a palavra de Deus.

SUA AÇÃO COMO ADORADORA ERA CORRETA: Apesar do estado em se encontrava, todos os anos, cumpria as ordenanças impostas àqueles que moravam distante do templo.

MAS SUA REAÇÃO ERA ERRADA: Pois quando saia do templo, chorava com freqüência, recusava alimentar-se e com lamúrias e escravizada pela tristeza, gastava os seus dias e os dias de seus
familiares.

ANA ERA UMA ADORADORA EM ALGEMAS: Ia à casa do Senhor mas não era livre. Porque diante de Deus escondia sua frustração, mas diante de sua família revelava seu sofrimento com amargos desabafos.

CONCLUIMOS QUE: A reação de Ana não tinha poder para anular sua forma negativa de agir diariamente; e isto por muitos anos.

MAS, SE OLHARMOS PARA O SALMOS 43 VERSÍCULO 2 E 3, VEREMOS QUE: O Testemunho de Davi, era o oposto do testemunho de Ana.

QUANDO ELE SE ACHOU PRESO À OPRESSÃO; AGIU DE FORMA POSITIVA,SUA REFLEXÃO: Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão do inimigo_ 43:02

AINDA EM ESTADO DE REFLEXÃO RECONHECE QUE A SOLUÇÃO DE SEU PROBLEMA ESTAVA NA CASA DO SENHOR: Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos. 43:3

AÇÃO QUE DETERMINOU PARA SI: Vou ao santuário e serei livre da opressão.

RESOLUTO DISSE PARA SI MESMO: Então irei ao altar de Deus, de Deus, que é minha grande alegria; Ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu. Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxilio e Deus meu.

SE OBSERVARMOS BEM AS ORAÇÕES PESSOAIS QUE ELE ESCREVEU VEREMOS QUE ERA UM COSTUME SEU AGIR DE FORMA POSITIVA QUANDO SE SENTIA PRESO A ALGUM MAL.

VEJA MAIS UM EXEMPLO:

NO SALMOS 63:1 E 2 SENTINDO-SE EM COMPLETO ESTADO DE FRAQUEZA ELE FOI AO SANTUÁRIO E TOTALMENTE DEPENDENTE DA FORÇA QUE VEM DE DEUS, OROU AO SENHOR DIZENDO: Ó Deus tu és o meu Deus forte; eu te busco
ansiosamente; a minha alma tem sede ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.

E AINDA EM ORAÇÃO NO VERSÍULO 2 ELE DECLARA PARA DEUS PORQUE ESTAVA CLAMANDO DESTA FORMA; QUANDO DIZ:

VS/2: Assim eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e tua glória.

PERGUNTO: Será que estamos agindo como Davi agiu, quando por alguma infelicidade somos presos pela opressão; pela tribulação, pela angustia e pelo ressentimento?

OU SEJA: Será que estamos fazendo nossas orações a Deus com transparência e com intimidade?

OU SERÁ QUE: Estamos adorando sem permitir que nossa alma, que nosso espírito se derrame sem reservas?

SALMOS 68:6 AFIRMA: Deus tira os cativos para a prosperidade.

APESAR DESTA AFIRMAÇÃO SER VERDADEIRA: Por muitos anos, Ana subia ao templo e voltava para sua casa acorrentada aos seus males.

MOTIVO: Seu culto era formal e ritualístico. Deus só a libertou no dia em que ela quebrou toda aquela formalidade e com forte pranto derramou sua queixa perante o Senhor, sem se importar com o que os outros iriam pensar.

QUERO APROVEITAR A OPORTUNIDADE PARA AVISAR: Não se preocupem quando de repente, vocês souberem que sem nenhuma explicação eu me derramei em pranto na presença do Senhor aqui diante do altar.

HÁ MUITO TEMPO DESCOBRI QUE: Deus só irá libertar, fortalecer e consolar a quem tem coragem para demonstrar sua fraqueza.

O SALMOS 68:35 DIZ: Ó Deus tu és tremendo nos teus santuários; o Deus de Israel, ele dá força e poder ao seu povo. Bendito seja Deus.

E O SALMOS 68:19 E 20 DIZ: Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva nosso fardo. Deus é a nossa salvação.

É NECESSÁRIO ESTAR CERTO QUE: Ele só levará o fardo daquele que lhe entregar seu fardo.

VS/20: O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus o Senhor está o escaparmos da morte.

É NECESSÁRIO ESTAR CERTO TAMBÉM QUE: Ele só irá libertar aquelas pessoas que lhe apresentarem suas algemas;

COMENTÁRIO:

Eu e muitos outros, tanto no passado quanto no presente temos comprovado que estas verdades acima citadas são verdadeiras.

MAS: As pessoas que costumam freqüentar a casa de Deus, e isto em sua maioria, por timidez, por vergonha não podem dizer o mesmo.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Se quisermos ter uma resposta de Deus para nossas súplicas em dor e tristeza, só receberemos se dermos o melhor da nossa adoração ao Senhor enquanto estivermos suplicando.

LEMBRANDO QUE: Uma oração em quebrantamento, é expressada com palavras e gestos, geralmente regada com lagrimas que jorram das feridas que foram desferidas na alma e no espírito.

O SALMOS 65 VERSÍCULO 2 E O 5 AFIRMA:

2 Ó tu que escutas a oração a ti virão todos os homens.

5: Com tremendos feitos nos respondes em tua justiça, ó Deus Salvador nosso.

COM BASE NESTAS VERDADES, A CADA DIA ONDE QUER QUE ESTEJAMOS É IMPORTANTÍSSIMO REAFIRMAR ÀQUELAS PESSOAS QUE ESTÃO ESCRAVISADAS PELA OPRESSÃO, PELA TRIBULAÇÃO, PELA ANGUSTIA E PELO RESSENTIMENTO OU POR QUALQUER OUTRO MAL, QUE:

O nosso Deus é um Deus que operou, que opera e ainda operará incontáveis maravilhas em seus altares.

TUDO O QUE PRECISA ACONTECER PARA QUE ELE ENTRE EM AÇÃO:

É ver aqueles que entrarem em sua casa escravizados por seus problemas, com confiança e sem reservas se derramar em sua presença em humilhação e quebrantamento.

CONCLUO ESTA REFLEXÃO PERGUNTANDO:

Você se sente escravizada por algum problema? Por algum mal?

QUANDO ANA TOMOU A DECISÃO DE SER SINCERA A DEUS ENQUANTO ORAVA POR SUA LIBERTAÇÃO, FEZ UM CLAMOR TÃO FORTE, QUE FEZ COM QUE O SACERDOTE ELI PENSSASE QUE ELA ESTAVA BÊBADA.

O SALMOS 51:17 P/B AFIRMA: A um coração quebrantado e contrito não desprezarás ó Deus.

CASO ESTEJAS SOFRENDO EM SILÊNCIO:

Você esta pronto (a), para pedir tua libertação a Deus com confiança e sem reservas?

NA MINHA EXPERIÊNCIA COMO MISSIONÁRIA EM TODOS OS LUGARES QUE MOREI TENHO VISTO E OUVIDO PESSOA DIZEREM:

_Eu não vou à igreja porque sei que vou chorar.

_Outras saem do templo e vão chorar no banheiro ou vão embora quando percebem que vão se quebrantar.

DIANTE DESTE QUADRO PERGUNTO:

Assim como Ana fez, você tem coragem de se derramar na presença do Senhor em humilhação e quebrantamento sem se importar com o que os outros vão pensar de ti?

OBSERVAÇÃO: Já orei muitas vezes como Ana orou, Não tenho mais a soma de quantas vezes já chorei copiosamente no templo.

Você está pronto (a) para fazer o mesmo?