REFLEXÃO: Cantarei em tua casa eternamente!

16:47 3 Comments A+ a-











A PALAVRA DE DEUS EM MALAQUIAS 3:18, AFIRMA: Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve e o que não serve a Deus.

COMENTÁRIO:

Este texto da palavra de Deus é bem claro quando afirma que chegará o momento em que todos poderão perceber a distinção que existe entre as pessoas que vivem a vida de Deus e aquelas que vivem segundo o padrão humano.

PERGUNTO:

.Entre aquilo que costumas fazer regularmente o que você destacaria, como sendo uma particularidade (característica, peculiaridade, distinção) que foi incorporada em tua pratica diária, que é um costume próprio do reino de Deus?

.Entre aquilo que fazes diariamente o que é que mostra claramente que você foi tirada pelo Senhor do reino das trevas para seu Reino de Luz?

COMENTÁRIO:

.São incontáveis os costumes que podem e devem ser incorporados às nossas práticas diárias, que irão comprovar a diferença existente entre a pessoa que vive segundo a vontade de Deus e aquela que vive segundo a sua própria lei ou filosofia de vida.

NO ENTANTO: hoje, eu estou atrás apenas de uma destas muitas particularidades que estão inseridas na rotina diária da pessoa que já recebeu de Deus uma nova natureza.
E PARA ENCONTRAR ESTE TRAÇO ESPECÍFICO, EU FAREI AGORA COM VOCÊ UMA DINÂMICA QUE TEM POR TÍTULO: Minha Rotina.

PROCEDIMENTO: Faça a leitura de todas as palavras que se encontram impressas abaixo e quando encontrar uma que descreva um hábito ou um costume incorporado por ti em tua rotina diária depois da tua conversão, você irá circular mentalmente a palavra em destaque.

.Escrever / Exercitar-se / Digitar
.Orar / Dialogar / Evangelizar / Refletir
.Memorizar / Vigiar-se / Dominar-se
.Cantar / Dar Graças / Alongar-se
.Adorar / Ajoelhar-se / Assistir TV
.Acessar a Internet / Telefonar
.Humilhar-se / Ler / Arrepender- se
.Santificar-se / Disciplinar-se / Resistir
.Fortalecer-se /Quebrantar-se / Amar
.Controlar-se / Confessar / Submeter-se.


DIAGNÓSTICO: Entre todas as palavras que você circulou, encontra-se a palavra cantar?

O TEMA DE NOSSA REFLEXÃO É: Cantarei na tua e em minha casa sempre e eternamente!

COMENTÁRIO:

CANTAR: É a palavra que estou procurando encontrar entre as particularidades que fazem parte de tua rotina diária.

CANTAR SIGNIFICA: Expressar-se por meio do canto; celebrar em forma de poesia.

QUANDO CANTAMOS EXPRESSAMOS: Nossos sentimentos; nossos desejos; nossos pensamentos e nossas intenções; nossa doutrina; nossos costumes; tradições e crenças.

POR EXEMPLO:
NA BÍBLIA EM ÊXODO 15: 1 e 21, Encontramos Moisés e sua irmã Miriam e todas as mulheres de Israel cantando com toda a força da alma, do espírito e do corpo para expressarem o grande alivio e a tamanha alegria que estavam sentindo pela vitória alcançada sobre os inimigos que as perseguiam com fúria de morte.

EM I SAMUEL CAP. 2 DOS VERSOS 1 AO 10: encontramos Ana cantando para expressar a Deus e aos homens a felicidade de ter sido liberta dos tempos de vergonha, de frustração, de tristeza e de desprezo.
NÃO PODERÍAMOS DEIXAR DE CITAR UM DOS MAIS BELOS CÂNTICOS REGISTRADO NA BÍBLIA, QUE É O CÂNTICO DE MARIA, EM LUCAS 1: do 46 ao 56 nós a encontramos cantando para manifestar sua alegria a Deus pela chegada da tão esperada salvação e comunicar a todos que o Senhor é fiel em todas as suas promessas.

COMENTÁRIO:

Dentre os muitos costumes que fazem parte da rotina diária das pessoas que vivem segundo a vida de Deus encontra-se o costume de cantar.

1ª_OBSERVAÇÃO IMPORTANTE SOBRE ESTE COSTUME: Cantar parece ser uma ordenança muito boa e fácil de obedecer, mas não é, isto porque o nosso Deus poderá pedir de nós sacrifícios de louvor diante de terríveis obstáculos.

EM JOSUÉ 6 A PALAVRA RELATA:

1/ Ora, Jericó se conservava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.
2/ Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão, Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos.
3/ Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, contornando-a uma vez por dia; assim fareis por seis dias.
4/ Sete sacerdotes levarão, sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca; e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.
5/ E será que, fazendo-se sonido prolongado da trombeta, e ouvindo vós tal sonido, todo o povo dará um grande brado; então o muro da cidade cairá rente com o chão, e o povo subirá, cada qual para o lugar que lhe ficar defronte:
20/ Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas; ouvindo o povo o sonido da trombeta, deu um grande brado, e o muro caiu rente com o chão.

2ª _OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Deus poderá pedir de ti, sacrifício de louvor quando estiver frente à frente com a fúria de homens malignos que desejem fazer todo mal contra ti, até mesmo tua morte:

EM II CRÔNICAS 20, ENCONTRAMOS O REI JOSAFÁ TOMANDO POSIÇÃO FRENTE A UM GRANDE EXÉRCITO INIMIGO E AO INVÉS DE MUNIR O SEU EXÉRCITO COM ARMAS, ELE ORDENOU AOS MINISTROS DE MÚSICA QUE CANTASSEM EM FRENTE AO POVO, E ENQUANTO CANTAVAM, O SENHOR PELEJOU POR ELE.

1/ Depois disto sucedeu que os moabitas, e os amonitas, e com eles alguns dos meunitas vieram contra Jeosafá para lhe fazerem guerra.
2/ Vieram alguns homens dar notícia a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão
3/ Então Jeosafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá.
4/ E Judá se ajuntou para pedir socorro ao Senhor; de todas as cidades de Judá vieram para buscarem ao Senhor.
10/ Agora, pois, eis que os homens de Amom, de Moabe, e do monte Seir, pelos quais não permitiste que passassem os filhos de Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram -
11/ eis como nos recompensam, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar.
12/ nosso Deus, não os julgarás? Porque nós não temos força para resistirmos a esta grande multidão que vem contra nós, nem sabemos o que havemos de fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.
13/ E todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também os seus pequeninos, as suas mulheres, e os seus filhos.
14/ Então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação
15/ e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus.
16/ Nesta batalha não tereis que pelejar; prostai-vos, ficai parados e
17/ Amanhã descereis contra eles; vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco.
18/ Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, para o adorarem.
19/ E levantaram-se os levitas... para louvarem ao Senhor Deus de Israel, em alta voz.
20/ Pela manhã cedo se levantaram saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos.
21/ Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, a dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.
22/ Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados;

3ª_OBSERVAÇÃO IMPORTANTE SOBRE ESTE ASSUNTO: Deus poderá pedir de ti sacrifícios de louvor quando estiveres frente à frente com o diabo ou com os seus demônios e pelo teu cântico ele fugirá de ti.

EM II SAMUEL ENCONTRAMOS DAVI EXORCISANDO UM DEMÔNIO EM SAUL ATRAVÉS DA MÚSICA:

14/ Ora, o Espírito do Senhor retirou-se de Saul, e o atormentava um espírito maligno da parte do Senhor.
16/ dize, pois, Senhor nosso, a teus servos que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa; e quando o espírito maligno da parte do Senhor vier sobre ti, ele tocara ...e te sentirás melhor.
17/ Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo.
18/ Respondeu um dos mancebos: Eis que tenho visto um filho de Jessé...que sabe tocar bem...
19/ Pelo que Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho...
21/ Assim Davi veio e se apresentou a Saul...
23/ E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.

4ª_OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: As pessoas que vivem segundo o costume deste mundo raramente cantam e quando cantam: é porque estão se sentindo satisfeitas e felizes, embriagadas ou eufóricas.

ENQUANTO QUE: A pessoa que vive submissa às ordens dadas por Deus, cantam em toda e em qualquer situação.

E este comportamento é o que faz a diferença e define quem vive em obediência à vontade Deus e quem ainda não o obedece.

PERGUNTO:

Você tem o costume de cantar em todas as circunstâncias?

5ª_OBSERVAÇÃO IMPORTANTISSIMA SOBRE ESTE ASSUNTO: Cantar para a pessoa que crê, não é uma opção de vida, é nos imposta esta ordem; cantar é um mandamento, quer cantemos afinadas ou desafinadas, quer tenhamos um riso fácil ou uma cara séria.Deus espera de cada uma de nós esta obediência.
HORA POR OUTRA ESTOU OUVINDO CRENTES SE DESCULPAREM, DIZENDO-ME:

.Não me peça pra cantar minha voz é feia; é horrível;
.Eu não sei cantar.
.Se eu cantar todos vão correr assustados; vão tapar os ouvidos...

OS HOMENS QUE AINDA NÃO FIRMARAM COMPROMISSO DE OBEDIÊNCIA AO SENHOR, SABIAMENTE ENTENDERAM E PREGAM COM ÊNFASE: Quem canta: seus males espanta.

E BIBLICAMENTE FALANDO E PELA EXPERIÊNCIA COMPROVADA PODEMOS AFIRMAR QUE: É impossível descrever todo bem que acontece na vida da pessoa que tem o costume de cantar músicas espirituais.

HEBREUS 13:15 DIZ: Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.

ATRAVÉS DE SACRIFÍCIOS DE LOUVOR, OFERECIDOS POR LÁBIOS SANTOS, O ESPÍRITO DO SENHOR TEM PODER PARA:

.Restaurar o nosso humor.
.Sensibilizar corações endurecidos e contrários em favor de Deus e de sua obra.
.Atrair pessoas para Deus e para perto dos seus.
.Preparar as pessoas para receberem a mensagem do evangelho antes das pregações.
.E as convida para aceitá-lo como Salvador e Senhor de suas vidas, depois das pregações.
.Frustrar os planos do diabo (ouvi o testemunho de um homem que já estava pronto para suicidar-se mas desistiu quando ouviu pelo rádio a música “Quero que valorize.(Armando Filho)

ATRAVÉS DE SACRIFÍCIOS DE LOUVOR, OFERECIDOS POR LÁBIOS SANTOS O ESPÍRITO DO SENHOR TEM PODER PARA:

.Fortalecer, encorajar, animar, quebrantar, constranger, bendizer, exaltar, adorar...

NOTA EXTRA: O cântico, tem um poder de comunicação tão forte, tão marcante, envolvente e transformador, que nos Países que vivem sob regime ditatoriais são proibidas músicas que em suas letras constem palavras que induza o povo à rebeldia.

.Na época em que nosso País foi submetido ao regime militar, os cantores Milton Nascimento, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Nara Leão, dentre outros, foram exilados por causa das músicas que escreveram que deixava transparecer os sentimentos de indignação e revolta contra o sistema de governo.

PERGUNTO: o que é que nos ordena os salmos 96:1 e 2; 98:5 e 6; 105:2 ?

.Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao senhor todas as terras cantai ao senhor e bendizei o seu nome.

.Cantai com harpas louvores ao Senhor, com harpa e voz de canto. Com trombetas e som de buzinas exultai perante o Senhor que é rei.

.Cantai-lhe, cantai-lhe salmos, narrai todas as suas maravilhas.

E O QUE É QUE NOS ORDENA ÉFESIOS 5:18 E 19?

E não vos embriagueis com vinho no qual há dissolução mais enchei-vos do Espírito. Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais.

CONCLUO ESTA POSTAGEM COM SALMOS 108: 1 AO 6 QUE DIZ:
Oração pela vitória
Salmo de Davi.

1/ O meu coração está firme, ó Deus,
bem firme;
eu cantarei hinos em teu louvor.
Acorde, meu coração!
2/ Minha harpa e minha lira, acordem!
Eu acordarei o sol.
3/ Ó Senhor Deus, eu te darei graças
no meio das nações;
eu te louvarei entre os povos.
4/ O teu amor está acima dos céus,
e a tua fidelidade chega até as nuvens.
5/ Ó Deus, mostra a tua grandeza nos céus
e que a tua glória brilhe
no mundo inteiro!
6/ Salva-nos com o teu poder;
responde à nossa oração
para que o povo que tu amas seja salvo.

AMÉM?